A insuficiência renal é uma condição séria e silenciosa que atinge milhares de cães e gatos, sendo frequentemente diagnosticada apenas quando mais de 70% da função renal já está comprometida. Sobre isso, a médica-veterinária Patrícia Martins Rezende, especialista em homeopatia veterinária, reforça a importância de alternativas terapêuticas que possam atuar diretamente na melhora da função renal e na qualidade de vida dos animais.
De acordo com a profissional, o maior desafio do tratamento convencional da insuficiência renal é a limitação das opções terapêuticas disponíveis. “Não existe, na terapêutica alopática, um medicamento que atue diretamente nos rins, estimulando sua função. Os tratamentos convencionais focam apenas em oferecer suporte ao organismo para lidar com a doença, mas não conseguem agir diretamente no rim”, explica.
Nesse contexto, a homeopatia veterinária surge como uma alternativa segura e eficaz, na visão de Patrícia. “Os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos colaterais ou contraindicações e têm como objetivo melhorar a função renal. Eles atuam via sistema nervoso central, estimulando os néfrons ainda viáveis, deixando sua função mais eficiente e ajudando a revitalizar aqueles que estão começando a perder sua capacidade”, detalha a veterinária.
No entanto, a veterinária ressalta que a homeopatia não pode recuperar tecido renal já perdido, mas pode auxiliar na preservação da função dos néfrons que ainda estão ativos. “Se iniciarmos o tratamento nos primeiros estágios da doença, a chance do animal recuperar sua função renal e voltar ao normal é muito grande. Já nos casos mais avançados, o objetivo principal passa a ser a melhoria da qualidade de vida do pet”, afirma.
A insuficiência renal pode ser desencadeada por diversos fatores, como predisposição genética, dieta inadequada e o uso prolongado de medicamentos. Além disso, enfermidades como leishmaniose e doença do carrapato também podem comprometer a função renal dos animais. “A leishmaniose, por exemplo, afeta os rins devido à deposição de imunocomplexos, e o próprio tratamento pode sobrecarregar ainda mais a função renal. A doença do carrapato, como a erliquiose, também pode impactar diretamente a saúde renal do animal”, pontua.
Fonte: Cães e Gatos
Patas que "curam": qual a influência de pets na recuperação de pacientes
A zooterapia, que utiliza o contato com animais, pode aliviar dor, reduzir estresse e ajudar na recuperação de pacientes, incluindo os com câncer. A interação com pets melhora o bem-estar físico e emocional.
Boehringer Ingelheim lança vacina múltipla com maior cobertura de proteção contra leptospirose canina
A Boehringer Ingelheim lança em março de 2025 a vacina Recombitek® C8 no Brasil, oferecendo proteção contra 10 doenças, incluindo cinomose, parvovirose e leptospirose, com tecnologia inovadora e proteção cruzada.
Sistema CFMV/CRMVs reforça defesa da Medicina Veterinária e Zootecnia no Congresso Nacional
O Sistema CFMV/CRMVs mobilizou 87 parlamentares no Congresso para defender a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Oposição ao PL 3665/2024, regulação profissional e validação de diplomas foram debatidos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: