Código Personalizado
Notícias

Estudo analisou tratamento da ansiedade canina com doses controladas de LSD

Escrito por Vet Conecta

09 OUT 2024 - 09H00

A Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), em Espanha, divulgou os resultados de um estudo que averiguou o uso de doses controladas de LSD para tratar a ansiedade em cães, um distúrbio que afeta entre 14% a 20% destes animais.

O estudo foi realizado com uma cadela, chamada Lola, sem raça definida, de 13 anos e 13 kg, que sofria de forte ansiedade. A Lola recebeu uma dose baixa de LSD para avaliar o seu efeito nos níveis de ansiedade.

A cadela foi monitorizada durante cinco horas e meia, período durante o qual os investigadores observaram uma redução significativa nos seus níveis de ansiedade, sem efeitos colaterais adversos.

De acordo com os cientistas, os resultados do estudo são promissores, pois a cadela não apresentou sinais de ter tido uma experiência psicadélica e a sua ansiedade foi consideravelmente reduzida após as primeiras duas horas do teste.

Os investigadores sublinharam também que, embora as conclusões iniciais sejam otimistas, este é apenas um primeiro passo numa nova direção e que serão necessários mais estudos para confirmar a segurança e eficácia a longo prazo do tratamento.

A investigação, realizada em colaboração com diversas instituições, “abre portas a futuras investigações sobre a aplicação de substâncias psicadélicas na área veterinária, marcando o início da exploração de novas terapias para o bem-estar animal”, frisam os investigadores.

A análise foi publicada na revista especializada Veterinary Research Communication e, segundo os investigadores, se estudos futuros continuarem a mostrar resultados positivos, o LSD pode vir a tornar-se numa ferramenta valiosa para o tratamento de cães com problemas comportamentais relacionados com, por exemplo, separação ou ansiedade, melhorando assim a sua qualidade de vida.

Fonte: Veterinária Atual

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vet Conecta, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.