Código Personalizado
Notícias

Criação de farmácia popular veterinária avança no país

Agora é São Paulo que avalia proposta para ampliar acesso a medicamentos

Escrito por Panorama PET VET

10 DEZ 2024 - 16H07

A discussão sobre projetos para a criação da farmácia popular veterinária vem ganhando escala nacional. Agora é o estado de São Paulo que avalia uma proposta para ampliar o acesso a medicamentos entre tutores de baixa renda, ONGs e associações, com foco no atendimento às doenças mais comuns na região. O Rio de Janeiro também deu início a debates sobre o assunto.

“Muitas pessoas, tanto tutores quanto protetores, relatam as dificuldades que enfrentam ao buscar os remédios para cuidar dos pets. Os custos tornam-se inviáveis principalmente para quem tem mais de um animal”, comenta o deputado estadual Ricardo França (Podemos-SP).

O parlamentar é autor da indicação 6427/2023 da Farmácia Popular Veterinária no Estado de São Paulo. A indicação protocolada estabelece a construção de estabelecimentos veterinários para atendimento de cães e gatos.

Além disso, segundo o projeto, os medicamentos disponibilizados seriam definidos com base em alguns critérios, como recorrência, prevalência e evidências epidemiológicas de doenças na região. Assim, contemplaria a maior quantidade possível de casos. A solicitação seguiu para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em abril, a cidade paulista de São Caetano do Sul inaugurou a primeira farmácia veterinária gratuita da região metropolitana de São Paulo. O estabelecimento funciona juntamente com a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil.

Atualmente, a prefeitura de São Paulo oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. As quatro unidades estão sediadas nas zonas Leste, Norte, Sul e Oeste. Os serviços gratuitos são consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. Para mais informações, clique aqui.

Farmácia popular veterinária gratuita também é pauta na Alerj

Recentemente a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu parecer favorável ao projeto de lei 4102/2021 que implementa a farmácia popular veterinária nos municípios do estado.

Nesse caso, seriam credenciados estabelecimentos farmacêuticos instalados em área pública ou privada, mediante convênio firmado com o município. “Além de combater o abandono de animais, e o próprio óbito por falta de tratamento, estaremos agindo diretamente no enfrentamento das zoonoses, um problema de saúde pública que tanto sofrimento provoca nos animais e nos seus donos”, escreveu o autor da proposta, o deputado Filippe Poubel (PL-RJ), em suas redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Panorama PET VET, em Notícias

Criação de farmácia popular veterinária avança no país

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.