A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulamenta três especialidades da medicina veterinária para comportamento e saúde mental de animais. São elas:
Apresentado pelo deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), o projeto exige que, além da graduação de veterinária, o profissional tenha especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para atuar nessas áreas.
Segundo a Agência Câmara dos Deputados, os tratamentos previstos incluem terapias, adestramento especializado e o uso de medicamentos. A proposta também sugere campanhas governamentais para conscientizar sobre a importância desses cuidados.
O relator do projeto, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), afirmou que a iniciativa aborda aspectos frequentemente negligenciados na saúde animal. “Ao regulamentar essas especialidades, estamos garantindo que os animais recebam o tratamento adequado, baseado em conhecimento científico e técnico especializado”, diz.
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Orientação e prevenção das doenças periodontais ganham destaque nas clínicas
A doença periodontal afeta 85% dos pets adultos e pode causar perda dentária e complicações sistêmicas. Fraturas dentais, reabsorção dentária e tumores bucais também são comuns, exigindo diagnóstico e tratamento precoce.
Estudo revela que estresse do tutor influencia o bem-estar dos cães
Estudo da Queen’s University Belfast revela que o estresse dos tutores afeta o dos cães, especialmente em clínicas veterinárias. O contágio emocional pode influenciar exames e reforça a importância de gerenciar o estresse de ambos.
Criação de farmácia popular veterinária avança no país
São Paulo e Rio discutem Farmácia Popular Veterinária para ampliar acesso a remédios para pets de tutores de baixa renda. Projetos visam reduzir custos e combater abandono e zoonoses, com foco em saúde pública.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.