Fala, galera do Vet Conect@!
“O que me assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” - Martin Luther King
Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização e prevenção das doenças mentais, e na Medicina Veterinária, essa questão ganha ainda mais relevância devido à alta incidência de síndrome da compaixão e burnout. Durante a graduação, sempre me questionei sobre como prevenir e evitar esses problemas antes de enfrentá-los de fato. Por isso, fui atrás do curso de Ciência do Bem-estar da Universidade de Yale para entender mais sobre o tema.
Neste mês, quero propor uma reflexão que vai além das postagens tradicionais. É hora de pensar sobre como podemos promover a saúde mental dos nossos colegas durante todo o ano e como muitas vezes, mesmo sem perceber, acabamos tomando atitudes que contrariam esse objetivo.
Vamos falar sobre algumas ações que não são “ Setembro Amarelo”, e permitem que a semente da agressão ao bem-estar cresça:
Vamos lembrar que a saúde mental dos nossos colegas depende das ações de todos nós. Não é só sobre evitar ações prejudiciais, mas também sobre ter a coragem de se posicionar e fazer a diferença independente do cargo. Se todos pensarmos “isso não é responsabilidade minha”, ninguém nunca tomará as rédeas e a carroça vai para o abismo.
Continuem incurriculáveis!
VET TOUR: Como estudantes podem expandir seu conhecimento e conquistar oportunidades além da Faculdade
A matéria é um relato pessoal sobre a criação do "Vet Tour," uma iniciativa de um estudante de Medicina Veterinária para se conectar com o mercado de trabalho e compreender a cultura da profissão. Durante a pandemia, o autor sentiu falta de experiências presenciais e decidiu visitar hospitais, clínicas, faculdades e universidades para aprender diretamente com profissionais experientes. O "Vet Tour" abriu portas para oportunidades e conexões valiosas, destacando a importância da proatividade, resiliência e comunicação no desenvolvimento de uma carreira veterinária.
The Hospital - aprendizados do The Office para hospitais veterinários
"The Office" é uma série de comédia que retrata o cotidiano na Dunder Mifflin. Embora humorística, destaca problemas de trabalho prejudiciais, como comunicação ineficiente, liderança inadequada, ambiente tóxico, falta de reconhecimento, procrastinação e desorganização, importantes a evitar em hospitais veterinários para garantir eficiência e bem-estar.
Superando a timidez em eventos com o humor de Jorginho do Beach
Jorginho do Beach Tennis é um personagem criado pelo humorista Fausto Carvalho, que se tornou um fenômeno nas redes sociais. Fausto, com mais de duas décadas de carreira, desenvolveu Jorginho como uma sátira dos "faria limers" – profissionais do mercado financeiro da Avenida Faria Lima, em São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: